segunda-feira, 9 de abril de 2012

Whistleblower: FOOD FRAUD

FOOD FRAUD: Why Government and 'experts' have fed you dangerous dietary advice for decades

Frase que chega com tudo na capa da revista chamando SUPER atenção do leitor.
Essa interessante revista é o que eu chamaria de "perfeita" para ser "reproduzida" em nosso país, cujo o povo vem sendo muito confundido com relação à INFORMAÇÃO de todas áreas possíveis, que é repassada pela mídia, educação, revistas, jornais, entre outras formas de publicidade e propaganda.
Fonte: WND
Ao acessar o site da WND (fonte única utilizada para esse post) é possível ter acesso ao assunto que tratarei (conteúdo da revista Whistleblower da imagem) na íntegra em língua estrangeira (inglês).


Sabemos que os orientais se alimentam diferentemente dos ocidentais, assim como os orientais de antigamente tinham uma alimentação bem diferente dos orientais "modernos" de hoje em dia, e acontece da mesma forma com os ocidentais.


Nessa matéria, David Kupelian fala que antigamente, as pessoas se alimentavam direito super corretamente sem precisar saber uma concentração exata de vitaminas, minerais, calorias, carboidratos, gorduras, fibras, proteínas entre outros compostos. Eles sabiam sobre patologias, como evitá-las, como curá-las, como eliminá-las. E além disso sabiam muitas outras coisas (fitoquímicos, digestão, fisiologia humana...), sem precisar da ciência moderna. E mesmo assim muitas culturas conseguiam ter dietas perfeitamente razoáveis e de promoção de saúde.




Acontece que "evoluímos", e, os alimentos também evoluíram, foram virando matéria prima para um leque de possibilidades de produto final a ser consumido. Mas nem sempre (na minoria das vezes), essa evolução dos alimentos representa benefício para o consumidor destes. Ne verdade, acredito que deveríamos nos alimentar como antigamente e ponto final. Pois, embora mudanças sejam necessárias, e o ser humano tenha alto poder de adaptação, a informação sobre a alimentação hoje em dia é muito confusa!

SIM CONFUSA, pois alguns intelectuais sérios falam a verdade, outros que se acham intelectuais da ciência da alimentação e da saúde, falam besteiras que vão de encontro com os "alimentos da moda" e acabam sendo levados a sérios, pois as pessoas só acreditam no que querem acreditar. Sem contar que grande parte das reportagens/matérias da mídia brasileira, está relacionada direta ou indiretamente à alimentação, trazendo informações uma hora a favor outra hora contra determinado alimento, modo de se alimentar, dietas ou culturas. E as pessoas crentes que tudo o que eles dizem é verdade e sempre será verdade, acreditam e ficam confusas: Afinal o OVO faz mal ou faz bem? Antes ele fazia mal, agora dizem que faz bem. Tudo isso manipulado, tudo isso muitas vezes provenientes de pesquisas não concluídas ou de pesquisas não tão sérias.





O sal é ruim. O açúcar é ruim. Carboidratos são ruins. O colesterol é ruim. Calorias são ruins. A gordura é ruim.

Então, o que é "bom" para nós? Soja-hambúrgueres e tofu, margarina e leite não-creme, óleo de canola e óleo de milho, ovos substitutos sintéticos e "baixo teor de gordura" coberturas para sobremesas - na verdade, tudo rotulado como "baixo teor de gordura."
Algo está podre na burocracia americana de alimentos. Na verdade, como documentado nessa revista na abertura - "FRAUDE DE ALIMENTOS" - os americanos foram seriamente enganados sobre alimentos e o que constitui uma "dieta saudável" por um tempo muito longo.
"Essa questão da Whistleblower conta a história incrível e, às vezes chocante de como os estabelecimentos de alimentos - incluindo a indústria de alimentos e seus marqueteiros, as grandes organizações 'de saúde', governo e até mesmo a burocracia médica - levaram conselhos profundamente equivocados e teorias questionáveis sobre quais alimentos são saudáveis e quais não são ", disse David Kupelian ao editor chefe da WND.
Felizmente, ele acrescentou, "uma vez que você tenha entendido como esses poderosos mitos alimentares modernos surgiu, e como as novas pesquisas desmentindo-los, você pode muito bem perceber o seu sentido comum levantando-se e gritando: 'Sim, eu sempre achei que!!! '"
                                                                                                   Retirado da Matéria Fonte

 

Bom, esse post foi só um toque do que a WND disponibilizou para nós, pois sobre a "Fraude Alimentar" tenho muito para falar... me empolguei e comprei essa revista. Logo falarei mais dela por aqui! Deu para ver que tem muito mais conteúdo a ser aproveitado, e que vai além do que foi comentado na WND. Com isso falaremos sobre algúns mitos, da uma olhada:

 

Mithy buster
SIM o OVO é um alimento muito importante e necessário para se ter saúde (Não tenho em mãos referências sobre isso neste exato momento, mas prometo que haverá um post só sobre OVOS). SIM a forma de preparo deste para o consumo pode interferir em sua qualidade nutricional.
SIM a SOJA faz mal a sua saúde. Por muito tempo não pude acreditar nessa verdade, até o momento que fui em busca dela. (Tenho referências Aqui e Aqui sobre isso, mas prefiro abordar este assunto de forma completa e de perfeito entendimento em um post só sobre SOJA).

 

Para acessar as fontes:

Whistleblower Food Fraud

WND

 

Qualquer dúvida, sugestão, crítica ou elogio deixe seu comentário ou me envie um E-mail.

 

 

3 comentários:

  1. Olá, com relação a soja, a soja nem sempre faz mal a saúde.
    Dietas ricas em soja diminuem o risco de cancer prostatico (http://www.foxnews.com/health/2012/03/13/high-soy-diet-reduces-risk-prostate-cancer/), diminui os niveis de LDL, osteoporose, entre outras patologias, embora possa aumentar o risco de neoplasias vesicais.
    Obviamente, o seu uso se deve evitar na infância já que os fitoesterois podem comprometer o desenvolvimento normal do infante.
    O ideal é consultar a um médico para ver os fatores de risco para as diversas neoplasias, antes de pensar em susbtituir a carne completamente pela soja.
    Para mais informações a cerca do tema: http://www.webmd.com/vitamins-supplements/ingredientmono-975-SOY.aspx?activeIngredientId=975&activeIngredientName=SOY

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ops, quis dizer "Diminui o risco de osteoporose".

      Excluir
    2. Olá, obrigada pelo seu comentário!

      O único problema mesmo é achar pesquisas de verdade que demonstrem os resultados tão benéficos - que muitos profissionais dizem ou pregam - da soja a curto e longo prazo.
      E como você iniciou lhe respondo: O molho de soja não faz mal. Diferente do leite de soja, é perfeitamente seguro porque é fermentado, o que muda sua estrutura molecular. Miso, natto e tempeh também são aprovados.
      Fiz apenas uma entrada sobre soja, mas tenho dados de fontes científicas a serem mostrados. Espero que você possa ler meu post sobre SOJA, o que vai demorar um pouco pois tenho que ler muito sobre isso ainda. Estou pesquisando pela bioquímica como um fitoestrógeno atua em nosso organismo. Até o momento o que encontrei é desequilíbrio hormonal e consequências graves relacionadas ao seu consumo.

      Novamente, me encontro a disposição!

      Excluir